Notícias do Mundo — 08 novembro 2011

A Polônia elegeu sua primeira parlamentar transexual: Anna Grodzka, de 57 anos, candidata do Movimento Palikot.

Em um país conhecido pela força da Igreja Católica e pelo conservadorismo, o Palikot defende a legalização do aborto, o livre acesso aos meios de contracepção, do casamento entre homossexuais e da maconha.

Anna Grodzka, de 57 anos, era conhecida como Krzystof, antes da cirurgia de mudança de sexo realizada na Tailândia, há um ano meio. Antes da cirurgia, a nova parlamentar tinha esposa e filho.

Anna afirmou que, muitas pessoas que encontra na rua têm uma reação favorável, mas também já viu comportamentos agressivos. A parlamentar afirma que é pior nos círculos políticos e na imprensa, que nem sempre entendem os problemas e as questões ligadas aos transexuais.

Eles tentam usar contra mim o fato de que eu era um homem

disse Anna Grodzka

Ela foi eleita em outubro pelo partido Movimento Palikot, conhecido por ter uma postura anticlerical com críticas a padres católicos que se envolvem na política do país. Muitos afirmam que o sucesso do Palikot mostra que a Igreja Católica parece ter perdido a influência entre os jovens poloneses.

O alto número de votos do Palikot é um desafio para a igreja: como se dirigir de forma criativa e confiável especialmente para o público jovem’, afirmou.

Assista ao Video:

Leia mais no BBC

Share

About Author

deolhonelas

(0) Readers Comments

Comments are closed.