Notícias do Mundo — 27 junho 2010

A Primeira-ministra islandêsa Johanna Sigurdardottir casou-se com sua parceira a escritora Jonina Leosdottir no domingo 27/6, tornando-se a primeira líder nacional do mundo com um cônjuge do mesmo sexo.

Elas se casaram no dia em que a nova lei entrou em vigor em um culto na igreja, que foi também o dia internacional dos direitos homossexuais.  A nova lei define o casamento como uma união entre dois adultos, independentemente do sexo e foi aprovado pelo parlamento no início deste mês.

Sigurdardottir enviou uma mensagem de seu gabinete dizendo que a nova lei foi motivo de comemoração para todos os islandeses e acrescentando: “Eu estou aproveitando hoje a nova legislação”.

A Igreja Luterana Estado tem sido dividida sobre a questão do casamento homossexual, pois nem todo o congresso da igreja apoiou a nova legislação. No entanto o bispo da Islândia pediu aos ministros da freguesia de cumprir a lei.

Ms Sigurdardottir, que tem filhos de um casamento heterossexual anterior, é a única primeira-ministra abertamente gay.

Mas a sua sexualidade nunca foi um problema em seu país, por ter uma história de tolerância a Islândia, comparada com os outros estados nórdicos é um país liberal.

Leia mais em Inglês:
http://www.msnbc.msn.com

http://www.abc.net.au

http://news.bbc.co.uk

Share

About Author

deolhonelas

(0) Readers Comments

Comments are closed.


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home3/soninic1/public_html/deolhonelas/wp-includes/functions.php on line 3509