Notícias do Mundo — 07 setembro 2011
Mestranda Márcia “Cigarra”(Márcia Treidler) comemora 30 anos de Capoeira

[Not a valid template]

Festival Internacional da Arte Capoeira – Jogos Mundiais no Rio de Janeiro – Campanha de preservação das florestas – Agosto de 2011

Créditos: Fotos©deolhonelas

Originalmente do Rio de Janeiro, Mestranda Marcia Cigarra é fundadora e diretora artística do ABADÁ-Capoeira de São Francisco (ACSF). Ela é considerada uma das dez melhores capoeiristas profissionais mais importantes do mundo que recebeu o título de “Mestranda” nos anos 80, e a primeira aluna do sexo feminino que divide o nome e a filosofia com a organização internacional de mais de 40.000 membros, que foi fundada em 1988 pelo Mestre Camisa. A sigla ABADÁ-Capoeira, significa: Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira.

A capoeira era uma forma de arte dominada por homens por mais de 300 anos, as conquistas e o desafio da Mestranda Cigarra abriu o caminho para que outras mulheres pudessem se destacar.

Mestranda Cigarra começou a estudar capoeira em 1982 sob o mundialmente famoso Mestre Camisa. Em 1987, ela começou a ministrar aulas para crianças de rua, jovens e adultos no Rio de Janeiro. Em 1991, Mestranda Cigarra se mudou para os EUA e, em 1997, foi concedida a residência e a permanente legal americana como uma “pessoa com habilidades extraordinárias.”

Assista ao video/documentário (em inglês):

ABADÁ-Capoeira de São Francisco

ACSF foi fundada em 1991 pela artista e mestranda de capoeira, Márcia Treidler, a entidade foi a primeira organização sem fins lucrativos que realiza durante todo o ano diversas atividades culturais dedicada a cultura afro-brasileira, oferecendo aulas de capoeira para jovens e adultos, percussão, dança brasileira e língua Portuguesa localizada em São Francisco, Califórnia.

Selecionada pelo ministério da cultura do Brasil para ser o “Ponto de Cultura” como referência da cultura brasileira na Califórnia, a ABADÁ-Capoeira vem se destacando pela importante contribuição que vem prestando na difusão da cultura brasileira nos Estados Unidos.

A capoeira é a principal atividade da ABADÁ-Capoeira, mas oferece ainda aperfeiçoamento técnico aos professores da modalidade e, como centro cultural brasileiro das artes, atende cerca de 18 mil pessoas por ano. Localizada no bairro da Mission, no coração da cidade de São Francisco, a ABADÁ-Capoeira segue a mesma filosofia fundada pelo Mestre Camisa, no Rio de Janeiro.

Considerada arte marcial afro-brasileira, a capoeira é uma combinação de ritual com autodefesa, acrobacias e música. Esta arte proporciona um diálogo rítmico do corpo, da mente e do espírito, sendo considerada também um forte instrumento de integração social por trabalhar com todas as classes e recuperar a noção de cidadania.

Filosofia e Valores

A ABADÁ-Capoeira busca a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando a arte como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural. O objetivo é a profissionalização da capoeira, procurando resgatar o valor do mestre de capoeira como produtor, transmissor de cultura e vivência.

A entidade procura contribuir também para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade. Através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, busca-se fortalecer e engrandecer o capoeirista para transcender barreiras sócio-econômicas entre as comunidades. A ABADÁ-Capoeira é composta de um espaço acessível para participantes de todas as idades e habilidade de participar nas atividades significativas que equilibram o corpo, o coração e a mente.

Afiliação Internacional

O Mestre Camisa desenvolveu sua própria filosofia e metodologia para o ensino da capoeira seguindo os conceitos inovadores de seu professor, o grande mestre de Capoeira regional, Mestre Bimba. A visão do Mestre Camisa para ABADÁ-Capoeira foi criar uma organização que se esforçasse para se mover para a frente mantendo um pé no passado e um pé no futuro, mantendo a tradição ao adaptar-se as mudanças sociais.

No dia 15 de Julho de 2008 depois de cerca de 300 anos de história no Brasil, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em Salvador.

ABADÁ-CAPOEIRA San Francisco
3221 22nd St. at Mission St.,
San Francisco, CA 94110
Fone: 415-206-0650
www.abada.org

Prêmios e Títulos da Mestranda Cigarra

Agosto de 2010: Mestranda Marcia foi homenageada no Encontro de Mulheres Líderes no Brasil, Rio de Janeiro “Jogos Femininos da ABADÁ-Capoeira” .

Junho 2010: Mestranda Cigarra aparece como uma dos líderes da comunidade no mural Horace Mann Middle School na Mission, em San Francisco.

Maio 2010: Prêmio de Liderança da Comunidade em uma cúpula estadual de esporte para dar apoio às meninas e mulheres atletas. Promovido por: Team up for Youth & Athletes for Hope.

Outubro de 2009: Flyaway Productions: Campanha de premiação para 10 Mulheres, por seu trabalho como um “construtora de pontes”, que reúne comunidades de diferentes e diversas.

Maio 2008: Team Up for Youth Award All-Star, que reconhece modelos de papel excepcional

Abril de 2008: Concedida a cidadania americana após 15 anos como imigrante brasileira

Março de 2008: liderança internacional da ABADA-Capoeira como Líder Regional da América do Norte

Dezembro de 2007: Certificado de Honra do prefeito Gavin Newsom da cidade de San Francisco do seu serviço dedicado à comunidade latina

Outubro de 2007: Documentário Cigarra capoeirista concluído e exibido em SF e Festivais de Cinema

Setembro de 2007: Prêmio Herói KQED Latino comunitário em reconhecimento do seu impacto duradouro sobre as comunidades locais.

Share

About Author

deolhonelas

(0) Readers Comments

Comments are closed.


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home3/soninic1/public_html/deolhonelas/wp-includes/functions.php on line 3509